Características dos Pit Bulls

CARACTERÍSTICAS DOS PIT BULLS

Assim como toda e qualquer raça, o American Pit Bull Terrier (APBT) tem as suas características que foram impressas nas seleções dos exemplares por décadas, consolidando-se características físicas e comportamentais que precisam ser conhecidas e entendidas antes da introdução no plantel de criação ou na família humana. Da mesma forma que existem os cães de guarda, trabalho, companhia, caça etc., o APBT tem as suas características gerais que fazem dele um cão que pode muito bem ser classificado como um “Terrier Tipo Bull”. Em geral, independentemente do porte e tamanho, os cães classificados como Terriers são vivazes, robustos, ágeis, destemidos, amigáveis e descomplicados. Essas características fazem dos Terriers excelentes opções para os trabalhos que exijam atenção, agilidade e foco, condições perfeitas para a caça de pequenos roedores. Os cães Terriers tipo bull, são os que possuem todas essas características aliadas à força e determinação, fatos que fizeram parte das seleções iniciais das raças assim consideradas nas caças de animais maiores, principalmente os animais como porcos selvagens e javalis que invadiam as propriedades rurais e destruíam as pastagens. Outra função que fez parte dessa seleção nos primórdios das raças Terriers tipo bull foram os combates entre eles mesmo e com outros animais, como os touros, e daí a alusão aos “bulls” na nomenclatura. 

Os APBTs fizeram parte desse grupo de terriers, que serviam para caças predatórias e para os combates, até como forma de diversão. No entanto, com a evolução da sensibilidade das gerações humanas e com o conceito cada vez mais forte de respeito à integridade e ao bem-estar animal, esses combates foram terminantemente proibidos em todos os países e legislações cada vez mais duras foram impostas àqueles que persistiam em criar e condicionar cães e outros animais para os combates e rinhas. Entretanto, mesmo como o passar dos anos e sem a seleção natural e o condicionamento para os combates e para a caça predatória, os APBTs mantém instintivamente o “drive de caça” e a aversão a outros animais, condições que são mais ou menos características dependendo do indivíduo, mas que em geral surge em algum momento quando o animal vai crescendo e se desenvolvendo, principalmente na fase adulta. 

Diante dessas condições, é importante notar que o APBT não é um cão para qualquer um, nem tampouco para ser criado sem o devido cuidado, condicionamento e manejo! Claro que dentro de uma mesma ninhada podemos ter indivíduos mais ou menos característicos em relação ao drive de caça e à agressão entre animais, mas a criação atenciosa e responsável, o ambiente sem estresse e os exercícios diários, são condições imprescindíveis para termos animais equilibrados por toda a vida…

O próprio padrão da raça traz a informação “Pelo fato que a maioria dos APBTs apresentarem certo nível de agressividade contra outros cães, bem como pelo fato de seu físico ser poderoso, a raça necessita de proprietários que os sociabilizem cuidadosamente e que treinem obediência aos seus cães”. Assim, com amor, carinho, atenção, responsabilidade e conhecimento dos proprietários, aliados a uma aquisição de cães oriundos de criadores sérios e comprometidos com a posse responsável e com a qualidade genética, a criação de um verdadeiro APBT será repleta de alegrias, companheirismo e boas emoções!!

Share This